quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Esclarecendo dúvida da aula de hoje do 3º A...

Queridos alunos do 3º A esclarecendo a dúvida de vocês na aula de hoje em relação ao ovo da galinha ser considerado uma célula e a gema do ovo de galinha ser considerado o núcleo. ISSO É FALSO!!! 

O que é verdade é o seguinte:

A gema do ovo da galinha é uma das poucas células visíveis sem a ajuda de microscópio, pois em geral elas são muito pequenas.  A gema do ovo é o óvulo da galinha, ou seja, é uma célula única grande. Então: a gema é uma das poucas células que vemos sem ajuda do microscópio e dentro delas estão o núcleo e demais organelas celulares que só são possíveis de ver com a ajuda de microscópios bastante sofisticados.

Já a Clara de ovo ou albúmen é a parte transparente da célula de ovo, que circunda a gema e é formada predominantemente por água e pela proteína albumina. Com o calor, a albumina sofre desnaturação e coagula.
A clara de ovo possui um núcleo triplóide que muitas vezes acumula reservas nutritivas, utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento. Com o desenvolvimento do embrião, os tecidos do óvulo tornam-se desidratados, e os envoltórios do óvulo, impermeáveis.

QUE FIQUE BEM CLARO!: só a gema é a célula, sendo o citoplasma amarelado por conta do excesso de colesterol e o núcleo muito pequeno. A clara equivale ao liquido amniótico.

0 comentários:

Postar um comentário